quinta-feira, 19 de abril de 2012

Conhecer limites para evitar lesões


Uma dorzinha que surgiu após a corrida no treino de luta, pequenos hematomas, braços ou pernas “pesados” após a musculação… Quem faz exercícios físicos naturalmente está sujeito à lesões, uma vez que o fortalecimento e ganho de massa propiciados pela prática, dentre outros benefícios, se dão a partir do trabalho muscular. O que, muitas vezes, diferencia uma prática saudável de uma prejudicial é o conhecimento dos próprios limites pelo praticante.

Quem exagera na intensidade dos exercícios provoca lesões maiores que as normais, levando a inflamação do músculo, que não consegue se recuperar. Por conta disso, as pessoas acabam ficando com essas lesões de forma mais permanente, que podem se manifestar como inchaço e hematomas, ou mesmo perda de movimentos.

O fisioterapeuta André Ricardo Marcello elencou algumas das principais lesões e orientações para proceder em cada caso.


Entorses ou Rupturas de ligamentos

As articulações do corpo são sustentadas e estabilizadas por ligamentos, que são bandas fortes feitas de tecidos conjuntivo que conectam um osso ao outro. Quando você lesa um ligamento, o resultado pode ser um simples estiramento, um rompimento parcial ou um rompimento total.As áreas do corpo que mais vulneráveis a esse tipo de lesão são os tornozelos, joelhos e punhos. Uma lesão ligamentar de tornozelo pode ocorrer quando você torcer o seu pé para dentro. Já uma lesão de ligamentos no joelho pode resultar de uma torção ou de um golpe, geralmente com o pé fixo ao chão e o corpo todo girando sobre esse membro inferior. No punho esse tipo de lesão ocorre quando sofremos uma queda.O tratamento inicial geralmente indicado para um estado agudo de entorse é o repouso, gelo, compressão e elevação. Entretanto, se o ligamento estiver rompido, é necessário auxílio profissional para avaliar o grau da lesão e estudar a possibilidade de cirurgia para reparar a lesão.


Estiramento e Distensão

Os ossos são sustentados por uma combinação de músculos e tendões. Tendões conectam os músculos aos ossos. Uma distensão é o resultado de uma lesão tanto ao músculo como ao tendão. A distensão pode ser um simples estiramento, tendo pequena ruptura de fibras musculares a um rompimento parcial ou completo na junção músculo-tendão.A recomendação para uma distensão é o mesmo que para um estiramento, ou seja: repouso, gelo, compressão e elevação. Esses cuidados iniciais devem ser seguidos de uma procura ao médico especialista que encaminhará o indivíduo a reabilitação e fisioterapia.


Contusões

Uma contusão é uma lesão causada por um golpe no músculo, tendão ou ligamento. Essa lesão aparece como uma equimose (sangue aglomerado ao redor da lesão que marca a pele). A maioria das contusões não são graves e respondem muito bem a descanso, aplicação de gelo e compressão e elevação a área lesada. Se a lesão for mais séria, deve-se consultar um ortopedista. Um tratamento feito precocemente por um serviço de fisioterapia, pode evitar danos maiores e permanentes ao músculo.


Tendinites

A inflamação é uma resposta de cura da lesão e é, geralmente acompanhada de um inchaço, calor no local, coloração avermelhada da pele e dor. Uma inflamação em um tendão ou na cobertura do tendão é chamada tendinite. O que causa a tendinite não é somente uma lesão única, mas uma série de pequenos estresses e lesões que, repetidamente, agravam a situação dos tendões. Jogadores profissionais de “Baseball”, nadadores, tenistas e golfistas estão sujeitos a tendinites em seus braços e ombros. Jogadores de basquete e futebol, corredores e praticantes de ginástica aeróbica possuem tendência à inflamação em suas pernas e pés.Muitos ortopedistas tratam tendinites com a prescrição de repouso para eliminar o estresse além de medicamentos anti-inflamatórios e principalmente fisioterapia. Exercícios escolhidos especialmente podem ajudar a corrigir qualquer desequilíbrio em seus músculos e ajudar a restaurar a flexibilidade. Tenha em mente que, se você continuar a aplicar força sobre um tendão inflamado, ele pode romper. Isso pode requerer a imobilização através de talas ou até mesmo cirurgia para corrigir o tendão rompido.


Bursite

Uma bursa é um saco cheio de fluído. Ela está localizada entre o osso e um tendão ou músculo e possibilita que o tendão escorregue suavemente sobre o osso.Pequenas quantidades de pressão repetidas e uso demasiado podem fazer com que a bursa de seus ombros, cotovelos, quadril, joelhos e tornozelos inchem. Esse inchaço e irritação são chamados de bursite, e muitas pessoas sofrem dessa lesão juntamente com uma tendinite.Bursites geralmente são aliviadas com repouso e, possivelmente, com medicamentos anti-inflamatórios, além de muita fisioterapia.


Fraturas de Estresse

Essas lesões são resultantes de uso excessivo. Quando um de seus ossos está “estressado” pelo excesso de uso, podem ocorrer pequenas rachaduras no osso. Essas lesões são chamadas de Fraturas de Estresse. Os ossos da perna e pé estão particularmente sujeitos a esse tipo de fratura. O seu ortopedista pode sugerir que você faça um teste chamado cintilografia óssea para confirmar a presença desse tipo de fratura.Se você é um entusiasta da boa forma ou um atleta, você deve prestar muita atenção aos sinais de alerta de seu corpo. Fadiga e dor são geralmente sinais de que você está forçando muito o seu corpo. Não deixe de fazer alongamento após se exercitar, parando antes de se exaurir. Lesões de estresse podem ser resultados de um pobre equilíbrio muscular, de falta de flexibilidade ou de fraqueza dos tecidos macios causada por lesões prévias.

0 comentários:

Postar um comentário

Compartilhe

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More