sexta-feira, 13 de abril de 2012

Não basta praticar atividade física, orientação é fundamental


Esta semana o Ministério da Saúde divulgou uma pesquisa que chocou muita gente. Quase metade da população brasileira está acima do peso. O estudo mostrou que o prato do brasileiro é recheado de gordura e carente de frutas e legumes.

Sem falar do consumo excessivo de refrigerante: 5 vezes por semana. Mas a boa notícia é que tem mais paulistano na esteira. Em um ano o número de praticantes de atividade física com regularidade dobrou de 2010 para 2011, porém ainda continuam comendo demais. O número de obesos cresceu 5% na capital. 

Mas o governo está ajudando na luta contra a balança. Porém, mesmo com tantos programas de saúde nas escolas, criação de espaços públicos para a população praticar atividade física e vários acordos com indústrias para a redução de sal, a caminhada ainda é longa. 

Outro ponto a ser discutido é que apesar das pessoas estarem praticando mais exercícios, o número de lesões também poderá aumentar. Isso porque não adianta sair por aí fazendo exercícios. O que era para ser algo bom para a saúde acaba se tornando um problema sério. A orientação de um profissional é fundamental, tanto na execução dos exercícios como na elaboração de um cardápio de efeito. 

Pensando nisso, uma grande rede de academias de São Paulo deu início esta semana à uma campanha nacional de saúde que vai orientar cerca de 100 brasileiros a praticar atividade física corretamente e ainda ajudá-los a comer bem e emagrecer.

O objetivo da ação que envolve todas as unidades da rede Bio Ritmo não é apenas “dar” planos, mas sim programas onde cada participante será monitorado e estimulado a conquistar seu objetivo. A ideia é oferecer um treino completo, em que os ganhadores entrem na academia não somente para fazer exercícios, mas que tenham acompanhamento exclusivo, passando por avaliação física, reuniões com equipe e acompanhamento nutricional. Serão 2 meses para mudar a vida dessas pessoas.

Fonte SEGS

0 comentários:

Postar um comentário

Compartilhe

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More