O tempo seco e a baixa umidade do ar castigam nossa região por mais de 50 dias. Cuidados diários são necessários para manter o bem-estar e preservar a saúde nesse período. Independente da previsão do tempo para os próximos dias, a atenção deve ser mantida por todos, principalmente aos que praticam atividades físicas, em especial a corrida e a caminhada, uma vez que a condição climática pode gerar problemas respiratórios, desidratação e demais complicações.
Para aqueles que gostam de praticar qualquer atividade ao ar livre e não estão atentos a esses detalhes, Guilherme Pizzirani, técnico da equipe de atletismo de Rio Claro, recomenda que o ideal é realizar as corridas em horários mais próximos ao amanhecer, pois a umidade do ar está mais alta e facilita tanto o exercício como a respiração. “Caso não dê certo para caminhar pela manhã, o recomendado é deixar a atividade física para o final da tarde, tornando-se mais prazerosa de ser realizada.”
Atento aos efeitos da seca que estamos sofrendo, o educador físico Fabio Sant’Anna Camargo traz algumas recomendações para a saúde aos que praticam exercícios em academia e ao ar livre. “A hidratação é de suma importância em ambos os ambientes. Ao ar livre, abuse do protetor solar e utilize roupas de cores claras, pois absorvem menos raios solares. Se o ambiente for fechado, a climatização é necessária”, explica.
No geral, o indicado é evitar os horários entre 10h e 17h, período em que a umidade relativa do ar está ainda mais baixa. “Lugares com grande quantidade de pessoas e sem climatização podem trazer prejuízos ao organismo”, reforça Camargo. Nos casos de pessoas que têm algum problema respiratório em atividades físicas nessas condições, o indicado é manter uma alimentação saudável e exercitar-se em ambientes limpos e arborizados. “Nesta época do ano, os casos de alergia crescem 25%. Evite ambiente com excesso de poeira. Faça atividades em locais arborizados, consuma frutas, como melão e melancia, coloque soro fisiológico nas narinas e faça compressas de água filtrada nos olhos.”
Mesmo sem restrição quanto à atividade a ser realizada nesta época do ano, todos os cuidados devem ser tomados para a saúde. Qualquer sintoma diferente do normal deve ser levado em consideração.
Fonte: JORNAL CIDADE
0 comentários:
Postar um comentário